Banco móvel para as pessoas que não possuem conta bancária

Com 90% dos 45 milhões de habitantes da Colômbia com telefones celulares, em comparação com apenas 17%, com linhas fixas e apenas 13% usando serviços de Internet fixa*, o país provou ser um trampolim ideal para a implantação em massa do banco móvel.

Isso começou quando a Gemalto e a Redeban Multicolor, a maior rede financeira da Colômbia, lançaram os primeiros serviços de banco móvel seguros com base no SIM do país. O projeto reuniu a experiência da Gemalto em tecnologia de cartões EMV para os bancos e seus serviços de aplicação SIM para o mercado de telecomunicações.

Atualmente, as operadoras móveis na Colômbia oferecem o banco como parte de um portfólio de serviços sem fio de valor agregado. Em média, 1,4 milhões de transações são processadas a cada mês – quase de oito por mês, por usuário, com a maioria deles usando o serviço para recarregar contas pré-pagas e verificar saldos.

A Colômbia tem uma elevada taxa de criminalidade, estimulada, em parte, pelas atividades dos cartéis de drogas, de modo que qualquer tecnologia que faça as pessoas sentirem-se mais seguras é valiosa. Ao permitir-lhes carregar menos dinheiro físico, o banco móvel faz exatamente isso.

Além do mais, não houve um único caso de fraude relacionada ao serviço. A hospedagem da aplicação dentro do cartão SIM garante a segurança do sistema, já que o SIM é um dispositivo à prova de fraude que também armazena as chaves criptográficas, os algoritmos e dados do processo – é essencialmente a mesma tecnologia utilizada no chip dos cartões bancários. Todas as informações processadas no cartão são codificadas antes de serem enviadas pela rede da operadora móvel e somente são decodificadas no gateway do Banco móvel, onde a transação é verificada.

Agora, está sendo desenvolvido um trabalho para levar o serviço às pessoas sem acesso a transações bancárias. Apenas 26% dos colombianos possuem contas bancárias, o que faz com que cerca de 28 milhões não tenham acesso aos serviços financeiros.

A Gemalto está desenvolvendo as plataformas necessárias para mudar isso. Em breve, através de qualquer rede GSM, os telefones celulares poderão oferecer um pacote completo de serviços financeiros móveis. Por exemplo, ao implantar um aplicativo de carteira eletrônica que armazena dinheiro, os bancos poderão oferecer a todos os usuários – com acesso ou sem acesso aos serviços bancários – a capacidade para realizar as operações que já estão incorporadas aos serviços de banco móvel.

O aplicativo de banco móvel é a resposta a uma necessidade real no mercado para serviços bancários que estão disponíveis a qualquer hora, em qualquer lugar. É provável que, dentro de não muito tempo, as aplicações de banco móvel serão totalmente adotadas por entidades financeiras não-bancárias, tais como o PayPal.