O Banco do Brasil vai adotar o Certificado Digital no padrão ICP-Brasil em suas páginas na internet, com o objetivo de garantir a segurança na navegação de seus funcionários e clientes. Na prática, é quase um processo de expansão, visto que a entidade já utiliza os certificados em diversos sistemas do banco, tais como autoatendimento de pessoas física e jurídica, setor público e assinatura de contratos de câmbio.
Esse é mais um exemplo do alcance da Certificação Digital em vários segmentos, inclusive o financeiro. Além do BB, recentemente, o Banco Toyota do Brasil também anunciou o uso da ferramenta nas operações de financiamento para concessionárias e frotistas.
De acordo com a gerente executiva de Segurança da Informação do Banco do Brasil, Francimara Viotti, essa adoção se reverte em benefício. “Os clientes que utilizam esta credencial possuem limites transacionais maiores, por conta da segurança existente nos certificados digitais”, acrescenta.
Dessa forma, o cliente que possui o certificado do tipo A3, pode realizar essas operações ao acessar a própria conta corrente pela internet com a senha do certificado, ou seja, não há necessidade do uso das senhas do autoatendimento e da conta corrente. Para isso é necessário que o cliente cadastre seu certificado.
“Já para os funcionários, estamos com o projeto piloto de autenticação na rede corporativa, utilizando o certificado A3, além de já estar em desenvolvimento o projeto de assinatura de transações corporativas com utilização desse mesmo certificado”, conclui.