Banco adota soluções da Gemalto para garantir segurança de transações móveis

 O Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) investe em projeto de segurança digital para suportar transações bancárias móveis de seus 3,9 milhões de clientes. Dentro dessa estratégia, a instituição financeira adotou soluções da provedora Gemalto, especializada em segurança digital, para garantir a segurança do serviço M-Banking Banrisul.

 
O Banrisul já utilizava soluções EMV e KPI da fornecedora, que consistiam na integração de transações seguras e autenticação de assinatura digital em um smart card. Agora, aposta na plataforma de autenticação multicanal Ezio, que permite a realização de transações por meio de smartphone ou tablet. A solução é apoiada pelo Ezio Authentication Server, que oferece autenticação de back-end para proteger as operações bancárias móveis.
 
O projeto também é apoiado pelo software Mobile Token Application, da Gemalto, que transforma os smartphones e tablets em dispositivos de autenticação forte. O Mobile Token API, por sua vez, é responsável por criar padrões de segurança. Integrada ao M-Banking Banrisul, a API gera senhas de uso único (OTP) e assinaturas de transações, viabilizando a autenticação contínua de usuários com seus smartphones nos mais diferentes canais bancários.
 
O número de transações efetuadas no celular e internet banking já supera as realizadas em agências e caixas eletrônicos no Brasil. O mobile banking registrou um avanço de 184% em 2013 no País, graças à ampliação do acesso a smartphone pela população, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).