Associadas da ABRID patrocinam evento sobre documentoscopia

O Núcleo de Documentoscopia da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo realizou, no mês de junho, o 1º Seminário Técnico-Científico em Documentoscopia, visando integrar, atualizar e capacitar os mais de 200 peritos criminais que estiveram presentes no evento. Eles discutiram sobre novas tecnologias de elementos de segurança documental e em análises documentoscópicas, além de normalizar termos técnicos.

Estiveram presentes, peritos de diversos municípios e localidades próximas. Empresas responsáveis pela fabricação de papel, tintas e impressões de segurança apresentaram novas tecnologias aplicadas nos documentos de segurança, elementos técnicos de segurança documental presentes nas novas cédulas de papel-moeda brasileiras, no novo passaporte brasileiro e nas novas certidões. Eles também detalharam tecnicamente a implantação do Projeto RIC e as características deste cartão, considerado um dos mais seguros do mundo.

Outros assuntos abordados nas palestras apresentadas, foram a realização de perícias em documentos reproduzidos; dificuldades de análises nas Carteiras de Identidade; utilização de equipamentos específicos para os exames documentoscópicos; análises de Carteiras de Habilitação, documentos de veículos, cartões plásticos; entre outros.

Para a realização deste evento, o Núcleo de Documentoscopia contou com o apoio da Superintendência da Polícia Técnico-Científica de São Paulo e do Instituto de Criminalística de São Paulo, apoio institucional do IPT, e o patrocínio das empresas Thomas Greg, Arjowiggins, Casa da Moeda do Brasil, que são associadas da ABRID.