Daniela Braun | Valor
A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) começa a emitir certificados digitais a empresas e pessoas físicas, a partir deste mês.
A decisão da entidade de atuar como Autoridade de Registro (AR), em parceria com a Certisign – responsável pela emissão de certificados digitais -, reflete a crescente demanda de seus 30 mil associados e do mercado, explica o executivo financeiro da instituição, Claudio Queiroz. “A certificação digital existe desde 2002, mas sua exigência tem sido cada vez mais ampla”, afirma.
Atualmente, as empresas necessitam da certificação digital para diversas emissões, como a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), CPF e CNPJ eletrônicos (e-CPF e e-CNPJ). “Em fevereiro, por exemplo, o certificado será obrigatório na entrega da Declaração de Serviços Médicos (DMED)”, aponta Queiroz.
A expectativa da entidade é captar 10% do total de 150 mil a 220 mil certificados digitais que devem ser emitidos no Estado de São Paulo em 2011, segundo estimativas da ACSP. Em todo o país, a projeção está em torno de 300 mil emissões no próximo ano.
A ACSP usará sua estrutura com 15 postos de atendimento na região metropolitana de São Paulo para validar os certificados adquiridos via internet, além de oferecer um serviço de atendimento presencial nas empresas.
O valor do certificado depende do perfil de uso e da validade. Um e-CNPJ válido por três anos, emitido em cartão com chip e leitor, custa R$ 340. Já um e-CPF no formato de software, que deve ser instalado em um computador, é vendido por R$ 85 e tem duração de um ano.