A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás vai realizar a revisão eleitoral com a coleta de dados biométricos na Casa. A ação é uma iniciativa do presidente da Assembleia, deputado Jardel Sebba (PSDB), em parceria com a diretoria de Recursos Humanos da Casa, coordenada por Jacqueline Nasiazene.
Nesta quinta-feira, 9, será inaugurado o posto de atendimento itinerante na Casa de Leis, às 14h30. Será assinado o acordo de colaboração entre a Assembleia e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), presidido pelo desembargador Rogério Arédio.
O posto de recadastramento estará ativo a partir de 13 de junho, até o dia 12 de julho, para atender exclusivamente aos servidores, dependentes, aposentados e pensionistas da Casa, e, em seguida, será aberto para atendimento ao público. O prazo para o recadastramento estabelecido pelo TRE encerra no dia 1º de março de 2012.
A finalidade é habilitar os cidadãos a se identificarem pelas impressões digitais na hora de votar já nas eleições municipais de 2012. O recadastramento biométrico é também o primeiro passo para que os eleitores recebam, no futuro, um dos mais modernos documentos de identidade do mundo, o Registro de Identificação Civil (RIC).
Para fins de atualização dos dados biográficos do cadastro eleitoral, bem como para as coletas das impressões, assinaturas digitalizadas e fotografias, os eleitores deverão comparecer ao local de atendimento portando a carteira de identidade ou carteira profissional. Também serão necessários comprovante de residência, como conta de água, energia, ou de telefone, além do título de eleitor e CPF.
A diretora de Recursos Humanos da Casa afirma que vai buscar a melhor forma para organizar o atendimento, dividindo-o por diretorias, coordenadorias, divisões, seções e gabinetes.