A Indra concluiu o desenvolvimento de um inovador instrumento de captura de informações transportável para a emissão de vistos biométricos, que começam a fornecer para as embaixadas e consulados em Malta. No total, a Indra entregou o Ministério das Relações Exteriores de Malta, cerca de cinquenta destas estações móveis.
O sistema de captura é programado facilmente para colher a informação biométrica necessária para entregar a autorização de viagem. Além disso, facilita a consolidação dos dados do Sistema de Informação sobre Vistos da União Europeia, o Sistema de Informação sobre Vistos (VIS). Ela cumpre as normas mais rigorosas aplicáveis e garante total interoperabilidade com outros sistemas europeus.
A solução da Indra é montada em uma maleta que carrega todos os elementos necessários para a captura de dados. Especificamente, ele incorpora um laptop resistente, um dispositivo de captura de impressão digital, uma câmera digital e um tablet para gravar a assinatura do viajante.
Com um peso de apenas 9 libras, a IATA é compatível com uma bagagem de mão transportadas em aviões comerciais. Seu padrão facilita o funcionário da embaixada a viajar com dispositivo a bordo. Assim, se a pessoa não pode ir para a embaixada como se estivesse em uma cidade ou país em que Malta não tem uma embaixada, as autoridades podem dar a permissão.
A digitalização da informação biométrica faz com que o sistema evite risco. O software desenvolvido pela Indra pode assumir a identidade do viajante e acelera a passagem da pessoa por verificações de segurança para chegar a Malta. Esta tarefa é particularmente importante para um país que tem no turismo uma de suas principais fontes de renda.
O sistema é baseado no software desenvolvido pela Indra SIBED para emitir carteiras de identidade e passaportes, que é amplamente implementada em diferentes países e foi adaptado para as necessidades da chancelaria de Malta. Indra é uma empresa pioneira no desenvolvimento de sistemas de identificação seguros, com mais de 30 milhões de documentos e cartões de identidade gerados pela tecnologia da empresa.
Como parte deste projeto, os técnicos da Indra tem treinado o pessoal das embaixadas e consulados em Malta, para que obtenha o máximo desta tecnologia.
A Indra tem uma vasta experiência no desenvolvimento de cartões de identidade inteligentes, sistemas de identificação biométricos, sistemas de criptografia e soluções PKI. A empresa levou projetos emblemáticos, como a implantação da identificação eletrônica e ePassport na Espanha, a implementação nos aeroportos de Barajas e El Prat de controle automatizado etapa do Sistema ABC fronteira, a implementação de marinha passaporte Panamá, ou fornecer a Portugal para sistemas de verificação de documentos. Também lidera o projeto CEGONHA promovido pela Comissão Europeia para desenvolver uma plataforma que gerencia identidades eletrônicas de 400 milhões de cidadãos europeus.