O mundo mudou drasticamente durante as últimas décadas, especialmente depois de 11 de setembro de 2001. Terrorismo, imigração ilegal, tráfico de drogas e globalização em geral criaram a necessidade de uma forma segura e rápida de identificação de pessoas.
É importante aderir as mais avançadas tecnologias disponíveis no mercado para que possamos lutar contra criminosos que contam com enormes quantias de dinheiro para comprar informação e tecnologia no mercado negro.
O Brasil decidiu seguir a mesma direção com a implantação do RIC. O cartão é uma peça de alta tecnologia e um dos mais modernos e seguros documentos de identificação do mundo. Ele é feito com material de policarbonato, contendo um chip com contato para aplicação PKI e uma camada de RFID com antena e um chip sem contato para informação biométrica, além de outras características.
A tecnologia beneficia tanto os cidadãos quanto as autoridades do governo. Do ponto de vista do cidadão, ter um documento tão seguro evita que criminosos tentem fazer qualquer mudança nos dados e usá-los para cometer fraudes ou algum tipo de crime. Do ponto de vista das autoridades, eles podem verificar a identidade de forma segura e rápida, o documento não pode ser modificado sem ser danificado ou deixar sinais claros de manipulação. O RIC foi desenvolvido incluindo segurança física e lógica.
A OVD Kinegram está contribuindo com a proteção física do corpo do cartão, um elemento especial OVD vai ser embutido entre as camadas de policarbonato e antes da laminação. A segurança é uma forte cadeia, cada elo é importante e nenhum deles pode falhar. Nenhuma fraqueza é admitida sem que coloque em perigo a segurança do documento e nossa identidade. Os elementos de segurança da OVD Kinegram são incluídos em mais de 100 projetos mundiais de documentos de identidade com policarbonato. Nós estamos orgulhosos de poder contribuir com a segurança do documento RIC.