A demanda mundial por cartões de identificação cresce exponencialmente desde a década de 1990.

Raul Gottlieb

Diretor da Task Sistemas de Computação

16/05/2012

Não é novidade que a demanda mundial por cartões de identificação cresce exponencialmente desde a década de 1990. Hoje, cada um de nós sai de casa com pelo menos três cartões plásticos na carteira, sendo que há pessoas que andam com dezenas deles.

Dentre várias tecnologias de segurança disponíveis para cartões plásticos, há aquelas voltadas para a checagem visual, tais como hologramas, marcas d’água, marcação identificável por led ultravioleta, etc. E há as tecnologias baseadas na validação do cartão por leitores, tais como chips smart com ou sem contato e as mais antiquadas tarjas magnéticas e códigos de barras.

As carteiras de identificação de muitos países contam com vários recursos de anti-falsificação e múltiplas tecnologias, dentre os quais estão a gravação de textos, microtextos, imagens, lenticular com MLI e textos em relevo tátil, todos estes disponibilizados pela tecnologia YAG laser.

Nesta tecnologia, o equipamento de gravação irradia o feixe de laser sobre o cartão, de forma a queimar a porção do material que se encontra sob o ponto focal do laser, gravando um ponto (dot) em cada área pré-determinada pelo layout. O equipamento recebe via software as coordenadas para cada informação a ser gravada e a densidade a ser utilizada nos pontos, calculando a profundidade de cada dot a ser irradiado no cartão e gerando assim as nuances necessárias para formação de imagens tais como fotos e impressão digital.

A Task Sistemas, especializada em tecnologia de segurança por quase 30 anos, é distribuidora exclusiva no Brasil da gravadora a laser da Nidec-COPAL, a CLM-20. A Copal é uma grande empresa japonesa de eletrônica de precisão, fabricante de motores e equipamentos óticos para câmeras fotográficas e celulares, com larga experiência em gravação a laser, fornecedora em O&M para vários fabricantes de equipamentos de gravação a laser, lançou a sua gravadora há dois anos. Ela é a mais leve e de menores dimensões à disposição no mercado. A CLM-20 vem sendo adotada por países da Europa e da Ásia pela altíssima qualidade de sua gravação, principalmente para carteiras de identidade e de motorista.