Acelerômetros da STMicroelectronics marcam o início da tecnologia “Smart Sensing”

A STMicroelectronics, uma das principais fornecedoras de MEMS (Micro-Electro-Mechanical Systems) para aplicações portáteis e de consumo, anuncia o lançamento do primeiro acelerômetro de três eixos e alta definição com duas máquinas de estados finitos embarcadas. 
 
Esses blocos programáveis viabilizam o reconhecimento de movimentos padronizados no interior do sensor e estabelecem novo padrão na redução da complexidade dos sistemas e consumo de energia em telefones móveis sensíveis ao movimento e outros dispositivos inteligentes. Isso permite que os usuários atendam telefonemas, liguem e desliguem a campainha, ou iniciem aplicações como um pedômetro (conta-passos), por meio de um movimento definido.
 
As máquinas de estados finitos integradas permitem ao usuário implementar aplicações personalizadas baseadas na detecção de movimentos, com alto nível de flexibilidade, reduzindo a carga de trabalho do microprocessador, uma vez que a funcionalidade da programação de movimento está dentro do sensor. Esses programas básicos identificam movimentos ou gestos específicos, personalizados no conjunto de instruções que é executado dentro do firmware do sensor, e iniciam ações ou aplicações associadas. 
 
“A capacidade de processamento integrada nos sensores MEMS reduz o consumo de energia no nível do sistema, recurso que é especialmente crucial em dispositivos portáteis que consomem muita bateria”, afirma Benedetto Vigna, vice-presidente corporativo e gerente geral da divisão da ST de Analog, MEMS and Sensor Group. “Recurso único na indústria, as máquinas de estado programáveis integradas no sensor também proporcionam mais liberdade e flexibilidade ao projeto de produtos eletrônicos de consumo sensíveis aos movimentos”, finaliza o executivo.
 
O acelerômetro LIS3DSH oferece uma saída extremamente precisa nos fundos-de-escala de faixas ±2g/±4g/±8g/±16g e tem excelente estabilidade com relação ao tempo de uso e à temperatura. Entre outros recursos estão os modos de “power-down” e “sleep”, um bloco de memória FIFO (“first in first out”) integrado, um sensor de temperatura e uma função de autoteste.
 

Alavancando o mesmo processo tecnológico de micro estruturas que a ST aplicou com sucesso em mais de 1,6 bilhões de sensores de movimento já vendidos, o acelerômetro linear LIS3DSH de três eixos com máquinas de estados finitos integradas estará em produção em massa no primeiro semestre de 2012, com preço unitário de $1,2 para lotes de 1.000 unidades. Para mais informações sobre o portfólio MEMS completo da ST, visite www.st.com/mems