A ABRID realizou ontem, dia 20 de julho, reunião com representantes das empresas associadas na sede, em Brasília. . O presidente da ABRID, Célio Ribeiro, conversou com mais de 30 pessoas, e presença maciça das associadas, sobre novas adesões, projeto RIC, CertForum e Diálogos Nacionais Rumo a Rio + 20. Esta foi a segunda reunião neste ano e a próxima, a Assembleia Geral Ordinária, está prevista para setembro.
Para iniciar a reunião, Ribeiro deu boas vindas às empresas que se associaram recentemente, Dermalog, Mako e Sicpa. O presidente também falou sobre o projeto RIC que, segundo ele não está atrasado, como vem sendo divulgado pela mídia. O projeto está com toda a tecnologia, materiais e sistemas em dia. Ribeiro acredita que a partir da semana que vem, alguns cidadãos brasileiros já vão ter o cartão RIC em mãos e, até o final do ano, dois milhões de cartões serão entregues. A Casa da Moeda, representada pelo chefe do departamento de Comunicação e Marketing, Antônio Monteiro, foi parabenizada pela agilidade e seriedade em relação ao projeto RIC.
O CertForum também foi tema discutido pelos presentes. No dia 10 de agosto, no Rio de Janeiro, será realizada a terceira etapa do evento. A quarta e última etapa, acontece no dia 21 de setembro, em Brasília. O presidente da ABRID lembrou que as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) – www.certforum.iti.gov.br. Outro evento explicado por Ribeiro foi o seminário Diálogos Nacionais Rumo a Rio +20, que vai acontecer dia 3 de agosto, em Brasília. Ribeiro falou da importância do evento sobre Economia Verde (Green Economy), tema bastante discutido pela ABRID. O seminário conta com a participação do diretor-presidente do ITI, Renato Martini, que vai falar sobre o uso da certificação digital e desmaterialização de documentos. A parceria da ABRID com a ONG SOS Mata Atlântica vai ser oficializada no encerramento do seminário.
Antes de agradecer a presença de todos, o presidente da associação falou que a ABRID pretende criar o Prêmio Cidadania Digital, com a intenção de reconhecer e parabenizar pessoas, de empresas públicas ou privadas, que se destacaram no ramo de identificação digital durante o ano de 2011. Os indicados serão sugeridos pelas associadas, que vão receber mais informações da premiação.
Clique aqui para ver as fotos da reunião.