ABRID e ITI assinam acordo de cooperação técnica

A ABRID e o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) assinaram, na manhã desta terça-feira (31), um acordo de cooperação técnica relacionado a informações sobre tecnologias de bens e serviços aplicáveis à identificação digital.
 
O diretor-presidente substituto do ITI, Maurício Augusto Coelho, destaca que um dos benefícios do acordo é a possibilidade de diálogo entre indústria e governo para colocar em prática os conhecimentos e as experiências acumuladas no âmbito da identificação digital. “Essa parceria simboliza para o ITI, enquanto entidade pública, uma ferramenta de representatividade coletiva, pois é muito mais fácil o governo dialogar com uma associação que representa um segmento da sociedade do que promover discussões individualizadas”, afirma.
 
Ao destacar as ações realizadas com a assinatura do acordo, tais como workshops, seminários e congressos, o presidente executivo da ABRID, Célio Ribeiro, abordou ainda a importância de dar transparência aos atos realizados em conjunto com o ITI. “É importante que exista essa transparência e que possamos conversar e demonstrar abertamente o que estamos fazendo. A essência da ABRID é subsidiar tanto órgãos públicos quanto empresas privadas nas melhores soluções de tecnologia que os associados detêm. E é através desse tipo de acordo que nós podemos estabelecer parcerias para desenvolver tecnologias benéficas para ambas as partes”.
 
Célio Ribeiro informou também que importantes projetos na área de identificação digital estarão se iniciando em curto espaço de tempo e que além da ABRID e do ITI estarão fazendo parte outras instituições públicas, através de Termos específicos já em
andamento.
 
Participaram ainda da cerimônia o diretor de identificação digital da ABRID, Edson Rezende, e o assessor da presidência do ITI, Eduardo Lacerda.