ABRID apoia Exército Brasileiro para realização do II WITAID em Brasília

O segundo Workshop de Inovações Tecnológicas na área de Identificação Digital, II WITAID, aconteceu nesta terça-feira (21/10) no Quartel General do Exército Brasileiro, em Brasília. O evento faz parte dos esforços do Exército para desenvolvimento de um novo sistema de identificação funcional. Em 2013 foi realizado o primeiro workshop que contribuiu para definição de um modelo de cartão e a execução de um projeto piloto. Neste ano, o II WITAID estará voltado para a temática da biometria nas dimensões digital, facial, vocal, íris, etc. O workshop estende-se até sexta-feira (24/10).  

O Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – Abrid, Dr. Célio Ribeiro, agradeceu a confiança que o Exército depositou na Associação para a concretização do evento. “Há alguns anos, a Abrid vem trabalhando com entidades das esferas governamentais em busca de melhores soluções para que tenhamos mais tecnologia e segurança na área de identificação”, afirmou. O II WITAID é realizado e organizado pela Diretoria do Exército Brasileiro com apoio da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – ABRID. 

Empresas que trabalham com soluções tecnológicas biométricas apresentaram cases e expuseram soluções pertinentes a sua área de atuação. O Diretor de Tecnologia da Montreal, Antonio Carlos Censi, abordou o uso avançado da identificação militar, como identificação para acesso às instalações associado usualmente à biometria. Exemplo clássico é o Common Access Card – CAC – do Departamento de Defesa Americano. 
 
Rodrigo Sodré, Diretor Executivo do Certillion – plataforma móvel de certificação digital, analisou a tecnologia desde sua proposta inicial até o presente, considerando suas vantagens, obstáculos e explorando as tendências para o futuro dessa tecnologia. Também estiveram presentes profissionais das empresas NEC, IntelCav, Infineon e Vision-Box, contribuindo tanto com palestras quanto com exposições de soluções. 
 
Marcos Alberto de Sousa, da NEC, explanou no que tange NeoFace Performance e identificação de larga escala em tempo real; Charles Mangerotti Capeletti, Gerente de Desenvolvimento da  IntelCav, tratou soluções tecnológicas para identificação e seus níveis de segurança; e da empresa Infineon, Marcelo Luppe e Luiz Guimarães apresentaram a tecnologia e segurança de semicondutores aplicadas em cartões de identificação.