Abrid apoia DITEC para realização do Seminário, em Brasília

 A Ditec – Diretoria Técnico Científico – da Polícia Federal com apoio da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – ABRID, realizou o Seminário de Gerenciamento de Identidade, Biometria e Passaporte (Passport, Biometrics and Identity Management Seminar, em português). O evento foi realizado nesta quinta-feira (04), dando continuidade na sexta-feira (05), dividindo-se em duas sessões: registro civil, gerenciamento de identidade e biometria; e emissão de passaporte, fronteira e segurança.

O objetivo do Seminário foi de reunir autoridades de diferentes países e discutir respectivas abordagens quanto o registro civil e a universalidade dos tipos de biometria, como a impressão digital, íris, voz e face.  

 
Nesta primeira sessão, a perita criminal federal do Instituto Nacional de Criminalística, Narumi Lima, iniciou as palestras tratando sobre o “contexto da identificação civil no Brasil, sua produção e as fragilidades”. Já os desafios dessa tecnologia foram tratados pela também perita em criminalística, Sara Lais Rahal.  Rodrigo Távora, do Ministério da Justiça, salientou o projeto RIC como “uma ideia de identidade segura, unificada, bem como de baixo custo”.
 
Autoridades estrangeiras também participaram do evento. Representantes da ICBWG (Implementation and Capacity Building Working Group) palestraram sobre o registro civil no Pacífico; Biometria, Automação e Produtividade e suas particularidades. Como diferencial, a Gemalto e a Infineon apresentaram soluções e painéis de tecnologia semicondutora para as próximas gerações de ePassaporte e sua segurança.