A Gemalto foi selecionada para desenvolver Registro Nacional Biométrico Confiável

 A Gemalto foi selecionada pelo Gabão para sua iniciativa de identificação nacional biométrica, após uma concorrência internacional. O programa visa desenvolver um registro civil biométrico nacional confiável para substituir a identificação em papel por documentos eletrônicos e gerar um registro eleitoral seguro antes das eleições locais em 2013. O contrato suporta o plano estratégico Digital Gabon para modernizar e proteger a infraestrutura do país e proteger seus cidadãos contra a fraude de identidade.

A solução completa da Gemalto compreende seu sistema de inscrição biométrico de cidadão Coesys, incluindo estações móveis e de desktop com o software relacionado para capturar os dados demográficos, impressões digitais e fotografias digitais dos cidadãos. A solução integra as capacidades de correspondência de impressões digitais para garantir a singularidade da identidade de cada registro. A Gemalto também fornece sua solução de emissão Coesys para permitir que o governo do Gabão personalize os futuros documentos oficiais, assim como uma Infraestrutura de Chave Pública (PKI) para desenvolver uma estrutura fundamental confiável para a integração dos futuros serviços de governo eletrônico. A Gemalto também presta consultoria, treinamento, assistência técnica e serviços de manutenção.
O banco de dados biométricos atuará como um registro mestre para emitir todas as identidades dos cidadãos, inclusive certidões de nascimento, carteiras de identidade nacionais, passaportes e carteiras de motorista. A autenticação biométrica à prova de falsificação será fundamental para a prevenção da fraude e abuso dos programas de benefícios do governo.
"Este projeto é uma questão de soberania e segurança nacional para a República do Gabão", disse Jean-François Ndongou, Ministro do Interior. "Nós nos beneficiamos da experiência sem precedentes da Gemalto em programas de registro do cidadão que nos permitirá tornar este projeto uma realidade. Esta iniciativa irá reduzir a fraude de identidades, fortalecer a transparência nas eleições e contribuir para reforçar a democracia representativa."

“A criação de um registro nacional biométrico no Gabão representa um marco importante para a África Central”, acrescentou Ari Bouzbib, Vice-Presidente Sênior na Gemalto."Após o registro bem sucedido dos beneficiários do Seguro de Saúde Nacional em 2009, este novo programa sublinha o êxito da estratégia "Emerging Gabon 2025" (Gabão Emergente 2025) da nação. A proximidade com o cliente e a presença local são essenciais em tal projeto estratégico de grande porte, e nosso escritório em Libreville fornecerá suporte total durante todo o programa."