As inscrições para o 4º Prêmio Instituto 3M para Estudantes Universitários, promovido pelo Instituto 3M de Inovação Social, foram prorrogadas até 12 de dezembro. Em parceria com a AlfaSol e UniSol, a organização social vai premiar o projeto vencedor com até R$ 30 mil em apoio financeiro durante um ano para viabilizar sua implementação.
Os projetos devem apresentar ações sociais inovadoras voltadas para a promoção da saúde, educação ou meio ambiente. Podem se inscrever estudantes universitários de todo o Brasil com projetos individuais ou em equipe. Os trabalhos devem contar com a orientação de um docente em exercício da mesma Instituição de Ensino Superior (IES), que terá a responsabilidade de acompanhar e orientar o participante e/ou a equipe.
Para se inscrever, basta preencher a ficha eletrônica no site www.instituto3M.org.br/premio ou pelo facebook.com/instituto3M. As inscrições e o envio dos projetos podem ser feitos em momentos diferentes, até o prazo limite de inscrição (12/12/2011). Os projetos deverão ser enviados em arquivo eletrônico para o e-mail premioinstituto3m@unisol.org.br. A cerimônia de premiação acontecerá no início de 2012.
Massa do Bem
A intenção da 3M é incentivar ações que promovam transformação social no país, como a Massa do Bem, projeto ganhador da 1ª edição do Prêmio de Estudantes Universitários, realizado em 2007. A equipe da antiga Faculdade Metrocamp, de Campinas, desenvolveu pequenas cumbucas de massa de pão, chamada de Emsopão, utilizadas para servir sopa aos moradores de rua.
O Instituto 3M apostou nessa ideia e contratou o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), também de Campinas (SP), para enriquecer a massa utilizada no pão. Os estudos aprimoraram a quantidade de carboidratos, proteínas, fibras, ômega 3 e ômega 6, nutrientes que devem ser ingeridos diariamente para que haja uma alimentação completa.
Hoje o projeto é realidade em Campinas, em parceria com a APAE, em Itapetininga, com a Associação Nossa Senhora Rainha da Paz, e em Ribeirão Preto, com a Sociedade Espírita Obreiros do Bem. Além de alimentar, a Massa do Bem contribui com o meio ambiente, já que substitui embalagens descartáveis de isopor, alumínio ou plástico.