A Confederação Nacional da Indústria (CNI) premiou hoje (23) 12 empresas por projetos considerados inovadores. Entre as ideias ganhadoras do Prêmio Nacional de Inovação está a introdução de atividades para melhorar a qualidade de vida dos funcionários, desenvolvimento de equipamento para produção de saltos e palmilhas de sapatos e a criação de um sistema de análise de aeronaves para manutenção preventiva. O prêmio foi criado em parceria com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e tem apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Os 981 inscritos enviaram projetos em três categorias: gestão da inovação, modelo de negócios e projeto de inovação tecnológica. Este ano, o prêmio, que está em sua segunda edição, fez parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o MBC para contemplar, pela primeira vez, participantes do Programa Agente Local de Inovação. O programa do Sebrae disponibiliza profissionais especializados para prestar consultoria a micro e pequenas empresas. Três dos 12 ganhadores de 2013 foram empresas que usaram o Agente Local de Inovação.
A 3M do Brasil foi uma das ganhadoras na categoria gestão da inovação, de São Paulo, na modalidade grande empresa. A 3M foi premiada por um projeto que introduziu metas de inovação para cada área de negócios. Antes de receber o prêmio, Jose Varela, diretor-presidente da 3M do Brasil disse que "ser uma das três grandes empresas finalistas na categoria Gestão da Inovação é uma grande honra, tamanha a abrangência desta premiação que proporciona um reconhecimento importante e nos incentiva a continuar investindo em Pesquisa & Desenvolvimento no País, gerando inovação”.