A partir de hoje, a 3M vai contar com a ajuda dos internautas para testar a avaliar seus novos produtos. Todo mês, o programa Teste Drive vai enviar itens gratuitamente a 100 consumidores inscritos no site da empresa (http://www.3minovacao.com.br/test-drive/regulamento). Depois de 15 dias, cada um terá que responder a um questionário com suas impressões sobre o produto.
Segundo o coordenador de marketing corporativo da 3M do Brasil, Marcos César Sgarbi, o objetivo da empresa é “envolver ainda mais os consumidores na avaliação de novos produtos por meio da internet, com uma forma moderna e criativa”. Além de ajudar a empresa a divulgar os lançamentos, esse programa pode ser uma espécie de inovação aberta, uma forma de a companhia saber quais são as necessidades dos consumidores, como pensam e até o que pode ser melhorado no produto.
Esse modelo de teste de novos produtos já foi inaugurado pela loja Sample Central, que começou a funcionar no ano passado, em São Paulo, e disponibiliza itens de várias marcas para que os consumidores testem gratuitamente para, depois, contarem como foi à experiência. Mas a 3M fez um pouco diferente desta vez.
Ao contrário da Sample Central, que cobra uma taxa anual dos consumidores, a 3M exige apenas um cadastro feito pela internet e rapidez no clique, para ser um dos 100 primeiros a fazer a inscrição para receber o produto. Além disso, sem uma loja física, a 3M envia os itens por correio para a casa dos participantes, permitindo que qualquer pessoa no Brasil se inscreva no programa.
A seleção dos internautas é feita por ordem de inscrição, contanto que o formulário esteja corretamente preenchido, e não há previsão de término do programa Teste Drive. O primeiro produto colocado à prova dos consumidores foi o adesivo para espinhas Acne Cover Nexcare.