A Praça de Pedágio da Intervias em Leme, em São Paulo, recebeu a 17ª edição da campanha Viva Motociclista. A atividade aconteceu na última semana e teve como objetivo principal foi conscientizar os usuários de motocicletas – pilotos e “garupas” – a usarem equipamentos de segurança obrigatórios, a respeitarem os limites do veículo e as leis nacionais de trânsito.
Os motociclistas que passaram pelo local puderam realizar exames de saúde básicos, como levantamento do IMC (Índice de Massa Corpórea) e medição de pressão arterial e altura, feitos por uma equipe de APH (Atendimento Pré-hospitalar) da própria Intervias. A concessionária fez também abordagem aos usuários para, por meio de uma pesquisa, levantar o perfil do motociclista que trafega no local. Ela também distribuiu um folder com orientações sobre as principais questões relativas à segurança.
A 3M do Brasil forneceu, gratuitamente, adesivos refletivos, grau diamante, que foram colados no capacete e em diversos pontos das motos. Isso aumenta a visibilidade do veículo e do condutor nas ruas e rodovias à noite. A PMRv (Polícia Militar Rodoviária do Estado de São Paulo) também apoiou a campanha, direcionando os veículos em tráfego pela Anhanguera para um ponto seguro onde aconteceram as atividades.
A Campanha Viva Motociclista é organizada e executada pelo Projeto Escola OHL Brasil/Intervias, coordenado pela pedagoga Maria José Finardi. Desde o início das atividades, em 2006, já foram beneficiados 3.871 usuários deste tipo de veículo.