A 3M completa 65 anos de presença no Brasil com planos de investir US$ 90 milhões em 2011. Desde que chegou aqui, em 1946, a marca 3M está presente no cotidiano dos brasileiros, com as esponjas Scotch-Brite (lançadas em 1959), os blocos Post-it (dos anos 1980), as fitas adesivas Scotch, as fitas isolantes, entre mais de 15 mil itens comercializados no Pais.
“A subsidiária brasileira é hoje uma das mais importantes do grupo, ocupando a sexta colocação entre as unidades fora dos EUA, e anotou faturamento bruto de R$ 2,4 bilhões em 2010. Nosso objetivo é figurar entre as cinco maiores operações da 3M do mundo até 2012”, declara Michael Vale, presidente da 3M do Brasil. “Nossa estratégia inclui crescer na base da pirâmide, com produtos inovadores e de qualidade, com preços competitivos”, completa.
A operação brasileira conta hoje com sete fábricas e emprega mais de quatro mil funcionários. São 36 unidades de negócio que atendem a centenas de mercados, caracterizando a empresa de tecnologia mais diversificada do mundo. O parque fabril quase dobrou de tamanho desde 2005, fruto de aquisições globais e locais, uma das estratégias de crescimento adotada pela empresa, além da excelência operacional, que tornou a 3M do Brasil fornecedora de algumas linhas de produtos para subsidiárias da 3M na América do Sul, e de política consistente de investimentos na expansão e modernização de sua manufatura. Hoje, 70% dos produtos comercializados no país são fabricados localmente.
“O Brasil é um país que reúne características peculiares. Entre elas, destaco as dimensões continentais, abundância de recursos naturais e ótimas oportunidades de desenvolvimento econômico e social, além de estabilidade político econômica nos últimos anos. Temos orgulho de ter crescido e nos desenvolvido junto com esta nação. E, como uma empresa que possui o DNA da inovação, cumprimos nosso desafio de disseminar essa cultura de empreendedorismo e pensamento criativo entre nossos funcionários, colaboradores, clientes e outros públicos externos com os quais nos relacionamos”, comemora Vale. Os conhecimentos em inovação também podem ser encontrados no portal www.3Minovacao.com.br
A empresa também incentiva a responsabilidade social por meio do Instituto 3M de Inovação Social, que realiza projetos próprios ou em parceria com outras organizações com foco no tripé educação, saúde e meio ambiente, visando o desenvolvimento das comunidades.
Fatos históricos 3M no Brasil
– 1946: 3M chega ao Brasil com o nome Durex, Lixas e Fitas Adesivas Ltda., com sede em Campinas (SP)
– 1954: Início das operações em Sumaré (SP), onde se localiza a matriz da empresa no Brasil.
– 1975: Inauguração da fábrica em Ribeirão Preto (SP)
– 1980: Inauguração da fábrica em Itapetininga (SP)
– 2005: Inauguração de Centro Técnico para Clientes em Sumaré (SP), espaço que reúne 17 laboratórios dedicados as necessidades dos clientes.
– 2005: Aquisição global da Cuno e integração da unidade da Cuno Latina em Mairinque (SP), às operações da 3M Brasil.
– 2006: Fundação do Instituto 3M de Inovação Social
– 2006: Aquisição de Divisão de Segurança do Trabalho da POMP, com incorporação das tecnologias, produtos e equipamentos aos negócios da 3M.
– 2006: Inauguração da 3M Manaus (AM)
– 2007: Aquisição da Abzil Indústria e Comércio Ltda., empresa especializada em ortodontia com operações em São José do Rio Preto.
– 2008: Inauguração do laboratório corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento, em Sumaré (SP)
– 2008: Inauguração da nova sede da Abzil em São José do Rio Preto (SP).
– 2010: Aquisição da Incavas Indústria de Cabos e Vassouras (Bom Princípio, RS)