A 3M do Brasil tornou-se signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, do Instituto Ethos, e agora faz parte do documento que reúne as empresas que assumem voluntariamente compromissos em favor da ética no ambiente de negócios.
“Há muitos anos a 3M já pratica todas as diretrizes dispostas no pacto. Por isso optamos por aderir ao termo e divulgar nacionalmente nossa visão de sempre agir com absoluta integridade e honestidade inflexível em nossas ações diárias, seja no ambiente interno ou nas práticas com o mercado”, declara Isabel Cristina Gomes, diretora de negócios jurídicos da 3M do Brasil.
Desde 1988, a 3M possui um Manual de Conduta Ética nos Negócios, um conjunto de políticas que direcionam os funcionários da companhia a atuarem de forma legal e ética nos negócios. A companhia também dispõe de mecanismos internos para o funcionário comunicar, com total liberdade e sigilo, qualquer suspeita de violação à lei e às políticas da empresa. Além disto, funcionários de todos os níveis são solicitados a participarem de cursos periódicos para reciclar seus conhecimentos sobre o assunto. O Manual de conduta Ética nos Negócios está disponível no web site da empresa.
Sobre o Pacto
Criado em 2005, o Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção é uma iniciativa do Instituto Ethos com a Patri Relações Governamentais & Políticas Públicas, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), o Fórum Econômico Mundial e o Comitê Brasileiro do Pacto Global, com o apoio da Agência Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) e da Fundação Ford. O objetivo é mostrar à sociedade que as empresas podem assumir compromissos voluntários em favor da ética nos negócios, adotando diretrizes e procedimentos de relacionamento com o mercado e com os governos, nos quais prevaleçam a integridade e o combate à corrupção.