14º CertForum: etapa regional é realizada em Porto Alegre

 
 
Mesa de abertura do 14º CertForum – etapa Porto Alegre/RS
 
 
A etapa regional do 14º CertForum – Fórum de Certificação Digital foi realizada ontem, 5, em Porto Alegre/RS. Com grande interatividade entre o público e os palestrantes, o evento teve como destaque a apresentação de projetos e sistemas implementados no estado do Rio Grande do Sul, que fazem uso do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e ajudam na desburocratização do serviço público, na economia de insumos e na segurança da informação.
 
O evento foi iniciado pelo diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Pedro Paulo Lemos que fez uma breve apresentação dos números da ICP-Brasil e destacou os setores da economia que fazem uso da tecnologia. Em seguida, o diretor de Tecnologia da Informação do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), Jorge Krug, falou sobre o desenvolvimento da certificação no estado do Rio Grande do Sul e nas instituições bancárias. Por fim, o presidente da Comissão Especial de Direito da Tecnologia da Informação da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rio Grande do Sul (OAB/RS), Filipe Pereira Mallmann, destacou a evolução que a certificação digital trouxe para os advogados, e enumerou desafios que ainda devem ser vencidos para que o uso do certificado ICP-Brasil torne-se ainda mais benéfico.
 
A primeira palestra do dia foi feita pelo analista da Área de Certificação Digital da Unidade de Gestão Corporativa do Banrisul Carlos Eduardo Wagner. Wagner explicou aos presentes como funciona a emissão de certificados ICP-Brasil no Banrisul e deu destaque à capilaridade da rede de emissão de certificados em todo o estado gaúcho. Encerrando a manhã, a analista de Sistemas da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), Cynthia Anzanello, falou sobre a adesão do Rio Grande do Sul à certificação e sobre o desenvolvimento de sistemas para a administração pública local com o intuito de tornar os processos mais ágeis, seguros e menos burocráticos.
 
A implantação da Junta Digital no Rio Grande do Sul foi o tema da apresentação do presidente da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul (Jucergs), Paulo Roberto Kopschina. A expectativa é de que em 2017 diversos serviços da Jucergs sejam ofertados apenas por meio digital. Advogado do escritório Mattos Filho, Júlio Regoto, em sua apresentação, afirmou que a certificação digital pode ser utilizada em muitos outros processos em escritórios de advogacia além do peticionamento eletrônico. Para ele, o uso de documentos digitais é um avanço e deve ser implementado em todos os processos possíveis.
 
Encerrando o CertForum, o chefe da Divisão de Tecnologia da Informação do Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul (IGP/RS), André Luiz Assis, mostrou como a certificação melhorou a produção de laudos periciais na instituição. 
 
O 14º CertForum, etapa Porto Alegre, foi realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid). O evento contou com apoio Institucional do Banrisul e com o patrocínio das empresas Certisign, Safeweb Autoridade Certificadora e Soluti Certificação Digital.
 
Confira a galeria de fotos