O 14° CertForum – Fórum de Certificação Digital ocorrerá em Brasília nos próximos dias 23, 24 e 25 de agosto. As inscrições para o evento podem ser realizadas gratuitamente no site http://certforum.iti.gov.br/2016/inscricoes/inscricoes-brasilia/
Destaque das últimas edições do CertForum, o tema do direito e da certificação digital será mais uma vez abordado. Confirmaram presença neste painel o procurador federal chefe do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) André Garcia, a secretária adjunta da presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Rio de Janeiro (OAB/RJ) Ana Amelia Menna Barreto, e o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e consultor jurídico Fabiano Menke. Para o coordenador de comunicação social do ITI Edmar Araújo, este painel serve de modelo para eventos como o certforum.
“Teremos três palestrantes com experiências bastante diferentes. O procurador federal do ITI realiza o que podemos chamar de interface legal da ICP-Brasil, municiando a nós que atuamos na autarquia, às demais entidades vinculadas além de prestar atendimento por meio do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). Já a experiência da OAB carioca é a do chão de fábrica. Estive pessoalmente no Rio de Janeiro para conhecer o trabalho de disseminação da certificação digital ICP-Brasil. A OAB atuou decisivamente para que a tecnologia não fosse um dificultador ou mesmo fator de exclusão do advogado de seu campo de atuação”, avalia Araújo.
Sobre a participação de Fabiano Menke, o coordenador declarou que a ICP-Brasil modernizou-se sobremaneira nos últimos anos e permitiu que diversos profissionais atuem na prestação direta de serviços. “ICP-Brasil é sinônimo de business. O interesse das empresas de tecnologia em credenciar-se perante o ITI para atuar na emissão de certificados digitais possibilitou que serviços bastante especializados fossem ofertados.” finalizou o coordenador.
O 14º CertForum é realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid) mediante acordo de cooperação técnica publicado no Diário Oficial da União (DOU). Em 2016, o evento é patrocinado pelas seguintes empresas: Boa Vista SCPC, Certisign, Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Digitalsign, Griaule, Lacuna Software, Safeweb Autoridade Certificadora, Serasa Experian, Soluti Certificação Digital e VALID Certificadora Digital. A Associação Brasileira das Empresas de Software – ABES apoia institucionalmente o evento.