12º certForum seguiu com o segundo dia de palestras

 Brasília sediou, nesta quarta-feira (28), o segundo e último dia da etapa nacional do 12º CertForum – Fórum de Certificação Digital. Anualmente, o evento reúne gestores e estudiosos para debates e apresentações sobre uso dos cases e benefícios da certificação digital padrão Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras – ICP-Brasil. Neste ano, o foco do Fórum foi a apresentação de cases e aplicações, e tem o intuito de ampliar conhecimento tecnológico aos setores público e privado.

O CertForum deste ano também tem a importância de ser o último desta gestão política, por isso, um balanço do que foi realizado ao longo de quatro anos torna-se pertinente. Na primeira mesa de debates do dia, o Diretor da Infraestrutura de Chaves Públicas do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Maurício Coelho, abordou o sistema de Certificação Digital Brasileiro e a ICP-Brasil, quanto à regulamentação, homologação, estrutura e raízes. E ainda ressaltou que “essa plataforma tem a finalidade de democratizar o acesso à informação e, futuramente, passará pelo uso da biometria”.
 
Abrindo o segundo painel de apresentações com a temática ‘Certificação Digital e Segurança’, o Chefe do Centro de Desenvolvimento de Sistemas do Exército Brasileiro, General de Brigada Bráulio Machado, abordou o Projeto AC-Defesa, sendo uma autoridade certificadora do Ministério da Defesa, a qual atende tanto o Ministério quanto as três Forças Armadas. Esta é credenciada à estrutura da ICP-Brasil. Na sequência, agregando conhecimento a palestra da AC-Defesa, a apresentação do Coordenador do Comitê de Defesa Cibernética da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa – ABIMDE, Roberto Gallo, salientando as aplicações do certificado digital na Defesa Cibernética Brasileira.
 
O Coordenador Estratégico de Ações Governamentais do Serpro, Marcos Martins Melo, palestrou no que se refere a uma nova versão da ferramenta de comunicação, o Expresso V3, sendo uma suíte de comunicação (correios, agenda, gerenciamento de arquivos, conferência, etc) e colaboração desenvolvida em software livre.  A novidade é a criptografia de e-mail. “O objetivo maior é fornecer uma ferramenta economicamente viável e autossuficiente de conhecimento e difusão para corporações, dentro e fora do Brasil”, afirma.
 
A fim de garantir o acesso à informação e massificar os conhecimentos sobre a certificação digital ICP-Brasil, todo o evento foi transmitido pela internet, e é possível assistir nos sítios do ITI e do CertForum. O 12º CertForum conta com o patrocínio das empresas Boa Vista Certificadora Digital, Certisign, Correios, Digitalsign, Gemalto, Kryptus, Scytl, Serasa Experian, Soluti e Valid Certificadora Digital.
 

> Cases de sucesso movimentaram o 12º CertForum
> Brasília sedia etapa nacional do 12º CertForum
> Chega ao fim primeiro dia do 12º CertForum