Diretores de Institutos de Identificação do Nordeste debatem implantação do RIC

Diretores de Institutos de Identificação do Nordeste debatem implantação do RIC

Com apoio e patrocínio da ABRID, o Conselho Nacional de Diretores de Institutos de Identificação (CONADI) promoveu nesta quinta-feira (30) um Workshop Regional
Data da publicação: 12/10/2010


André Caricatti, coordenador geral de operações do ITI

Com apoio e patrocínio da ABRID, o Conselho Nacional de Diretores de Institutos de Identificação (CONADI) promoveu nesta quinta-feira (30) um Workshop Regional entre diretores de institutos de identificação do Nordeste para discutir a implantação do Registro de Identidade Civil (RIC).

O evento ocorreu no Atlante Plaza Hotel em Recife e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o diretor do Instituto Nacional de Identificação (INI), Marcos Elias de Araújo, o secretário do Comitê Gestor do Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil, Paulo Ayran, o vice-presidente do CONADI, Jandir Carneiro Leão e o diretor de identificação digital da ABRID, Edson Rezende de Oliveira.

 


Direção do INI, da ABRID e dos Institutos de Identificação do Nordeste

O objetivo é conhecer a realidade dos estados e disseminar informações sobre o RIC, a nova identidade dos brasileiros. Esta semana, o Ministério da Justiça divulgou no Diário Oficial as especificações do cartão que conterá dois chips e certificado digital. Ainda este ano, serão emitidas cerca de 100 mil unidades.

Para o vice-presidente do CONADI, Jandir Carneiro Leão, o Workshop foi importante em diversos aspectos, entre eles, o esclarecimento de dúvidas a respeito do papel das instituições no projeto RIC. “Esclarecemos, por exemplo, como vai ser a participação do TSE e de que forma se dará a parceria que pretende se estabelecer com os Institutos de Identificação. Outro ponto importante é que conhecemos as diferentes realidades de cada estado do Nordeste e o que está sendo desenvolvido em cada um deles”, afirmou.

 

Edson Rezende, diretor de identificação digital da ABRID
Edson Rezende, diretor de identificação digital da ABRID
 

Esta é a primeira de uma série de cinco etapas que acontecerão em todas as regiões do país. A segunda será em São Paulo no dia 14 de outubro. Depois será a vez de Brasília, em 27 de outubro. Em seguida, Belém no dia 19 de novembro e, por último, Curitiba em 30 de novembro.

As empresas Safran Morpho, Intelcav, GD Burti, Oberthur, Iafis do Brasil, Gemalto, Akiyama e Montreal Informática patrocinaram a etapa Nordeste.

 

Fonte: Abrid
CLSW 105 - bl. A - salas 104 a 106 / Sudoeste - Brasília-DF - 70670-431 - (61) 3234.6282