TRE disponibiliza agendamento da biometria

TRE disponibiliza agendamento da biometria

Eleitor pode marcar horário pela internet
Data da publicação: 15/09/2011

A Justiça Eleitoral disponibiliza a partir desta quinta-feira (15) o agendamento pela internet para o recadastramento biométrico. Inicialmente o agendamento on-line é válido apenas para o posto de atendimento da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), em Cruz das Almas, que foi inaugurado ontem, dia 14.

Segundo explicou o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) Marcondes Grace Silva, o agendamento estará em fase experimental e serão disponibilizadas vagas para no máximo 30 dias. Acessando a página do TRE na internet, no endereço www.tre-al.gov.br, clicando no link “agendamento biométrico”, o eleitor escolherá horários disponíveis, e ao confirmar será gerado um número de protocolo que deverá ser apresentado quando o eleitor comparecer para o recadastramento.

“Estamos iniciando nesta quarta-feira [hoje] esse agendamento pela internet e, portanto, estamos em fase de teste. Inicialmente, a medida que cada dia do mês forem esgotadas as vagas, o eleitor poderá optar pelo dia subseqüente e assim sucessivamente. Ainda estamos analisando quantas vagas por ia iremos disponibilizar”, explicou Grace. A abertura dos trabalhos na Fits está marcada para as 8 horas da manhã de hoje.

O agendamento via internet que a Justiça Eleitoral alagoana disponibiliza a partir de hoje segue o modelo de Curitiba, no Paraná. Lá, o agendamento existe desde março, e segundo o TRE do Paraná, ajudou a acelerar os trabalhos.


Atendimentos
Segundo o diretor-geral do TRE, depois de um início turbulento com longas filas em Maceió, atualmente a média de atendimentos diários em todo o Estado é de 10 mil eleitores recadastrados por dia.

“Os trabalhos estão cada vez mais céleres, e hoje já temos de 10 a 12 mil atendimentos por dia em todo o Estado. Inclusive hoje [ontem] tivemos técnicos do Estado de Sergipe que vieram conhecer nosso sistema para melhorar os trabalhos de lá, que atualmente faz cerca de 6 mil atendimentos por dia”, disse Marcondes Grace.

Obrigatório
A Justiça Eleitoral alerta que quem não for cadastrado não poderá votar nas próximas eleições, pois, no ato do recadastramento, também é feito uma atualização de todos os dados do eleitor. De acordo com a legislação vigente, que não estiver em dia com a Justiça Eleitoral, fica impedido de, entre outras coisas, obter passaporte ou carteira de identidade; receber salário ser for servidor público; inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, bem como tomar posse nele caso seja aprovado, e de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Fonte: O Jornal
CLSW 105 - bl. A - salas 104 a 106 / Sudoeste - Brasília-DF - 70670-431 - (61) 3234.6282