MJ e TSE assinam acordo para garantir segurança nas eleições

O Ministério da Justiça e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assinam nesta quinta-feira (09), em Brasília, três acordos de cooperação técnica para desenvolver ações conjuntas e garantir a segurança das eleições 2010
Data da publicação: 12/10/2010

Brasília, 08/09/2010 (MJ) – O Ministério da Justiça e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assinam nesta quinta-feira (09), em Brasília, três acordos de cooperação técnica para desenvolver ações conjuntas e garantir a segurança das eleições 2010.  A assinatura será feita pelo ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, pelo presidente do TSE, Ricardo Lewandowski e pelo Diretor-Geral do DPF, Luiz Fernando Correa, às 13h30min, no TSE.

Um deles é voltado para a cooperação e intercâmbio de informações entre o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Justiça, e o TSE. O objetivo é combater possíveis fraudes e desvios em financiamentos de campanhas eleitorais e de atividades partidárias. Será disponibilizado, ainda, um Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD). Trata-se de um centro difusor de técnicas e métodos para a produção de informações voltadas à investigação de crimes que disfarçam a origem de recursos ilegais.
 
O segundo acordo irá estabelecer a integração do TSE ao Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil (SINRIC). Para cada registro de eleitor disponibilizado pelo TSE, o Ministério da Justiça irá emitir um documento de identificação contendo o RIC – número único de Registro de Identificação Civil.
 
O terceiro diz respeito ao Departamento de Polícia Federal, que além de prover efetivo policial para garantir a segurança nas eleições, fornecerá ao TSE, anualmente, um relatório comparativo com estatísticas consolidadas sobre os inquéritos policiais instaurados e indivíduos investigados por crime eleitoral.

http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJ7CBDB5BEITEMIDBA9AE14BE6C746CEB1E058

Fonte: portal.mj.gov.br
CLSW 105 - bl. A - salas 104 a 106 / Sudoeste - Brasília-DF - 70670-431 - (61) 3234.6282