Noite de abertura, palestras e painéis movimentarão o 16º CertForum

Noite de abertura, palestras e painéis movimentarão o 16º CertForum

O CertForum será realizado nos dias 3, 4 e 5 de julho, em Brasília, e reúne vários gestores do setor público e privado, representantes da indústria e pesquisadores
Data da publicação: 29/06/2018
A menos de uma semana do início do 16º CertForum – Fórum de Certificação Digital, a programação completa já está disponível no site do evento. O CertForum será realizado nos dias 3, 4 e 5 de julho, em Brasília, e reúne vários gestores do setor público e privado, representantes da indústria e pesquisadores, com o objetivo de desenvolver debates e apresentações acerca do uso, benefícios e casos de sucesso com a certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). 
 
As inscrições para o 16° Certforum são gratuitas e ainda estão abertas, podendo ser feitas no sítio – http://certforum.iti.gov.br/2018/inscricoes/. Os interessados podem realizar inscrição para mesa solene de abertura que será realizada na noite do dia 3, às 20h, e para os dias 4 e 5 quando serão realizados os painéis, palestras e debates, das 8h às 17h.
 
Solenidade de abertura
 
No dia 3 de julho, a partir das 20h, o 16° CertForum terá a solenidade de abertura, oportunidade em que os presentes poderão assistir ao discurso de autoridades que integrarão a mesa de abertura. O diretor-presidente do ITI Gastão José de Oliveira Ramos abrirá os trabalhos com um resumo da gestão, destacando os avanços promovidos pelo governo no setor da certificação digital ICP-Brasil. Para participar da solenidade de abertura, inscreva-se gratuitamente pelo link http://certforum.iti.gov.br/2018/mesa-solene-e-coquetel-de-abertura/

Programação
 
A presença do certificado ICP-Brasil no setor público é destaque no primeiro dia de evento. O uso do certificado digital como ferramenta de segurança na educação está entre um dos diversos assuntos, quando o Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Paulo Barone, falará sobre o Diploma Digital. No mesmo painel, ocorrerá a apresentação sobre acervos acadêmicos digitais com o Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Henrique Prado.
 
Na sequência, o Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC) Luis Felipe Salin Monteiro mostrará aos presentes o projeto da Plataforma de Cidadania Digital e como ela estará à disposição dos brasileiros. Ao fim do dia, o painel “Hospitais digitais” trará exemplos concretos do uso da tecnologia ICP-Brasil. 
 
Já no dia 5, o 16° CertForum contará com a fala do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) acerca do projeto de inclusão de certificados digitais nas bombas de gasolina. Por sua vez, o assessor técnico da presidência do ITI, Ruy Ramos, explicará como a internet das coisas (IOT) e a certificação digital ICP-Brasil integração este e outros possíveis cases. 
 
Por fim, o evento ainda contará com painéis sobre Blockchain, Certificado Digital na Nuvem e serviços do setor privado que fazem uso da certificação ICP-Brasil. A programação completa do evento http://certforum.iti.gov.br/2018/programacao/
 
O 16º CertForum é um evento realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e organizado pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (Abrid). Esta edição conta com patrocínio das empresas: Certisign, Digitalsign Certificadora Digital, Dinamo Networks, Online Certificadora, Safeweb Autoridade Certificadora, Serasa Experian, Soluti, SPC Brasil e Valid Certificadora Digital. O evento será no CNTC – Setor de Grandes Áreas Sul – SGAS – 902 Sul – Bloco C.
 

 

Fonte: ITI
CLSW 105 - bl. A - salas 104 a 106 / Sudoeste - Brasília-DF - 70670-431 - (61) 3234.6282