Valid Certificadora alerta sobre as mudanças realizadas pela Receita no IR 2018

Valid Certificadora alerta sobre as mudanças realizadas pela Receita no IR 2018

Contribuintes devem estar atentos a detalhes, como o fim do programa Receitanet, e utilizar certificados digitais para garantir mais agilidade e segurança nas informações transmitidas
Data da publicação: 04/04/2018
Em pleno período de entrega das declarações de Imposto de Renda, os contribuintes brasileiros devem estar atentos a algumas mudanças estabelecidas este ano pela Receita Federal. Diante das mudanças, e do maior número de detalhes exigidos nas declarações, especialistas recomendam que os contribuintes utilizem certificados digitais para fazer o acompanhamento de suas declarações.
 
Márcio Nunes, diretor geral da Valid Certificadora, lembra que, este ano, o prazo para fazer a declaração vai do dia 01 de março até o dia 30 de abril. "É sempre bom lembrar que, quanto antes a declaração for feita, mais cedo o contribuinte terá acesso à restituição", lembra. Além disso, o executivo lembra que os contribuintes devem estar atentos às mudanças realizadas pela Receita para a declaração deste ano.
 
"Em relação ao ano passado, o Imposto de Renda deste ano traz seis alterações relevantes às quais os contribuintes devem estar atentos", ressalta Nunes. Uma delas é a mudança do painel inicial, onde todos os itens devem ser preenchidos. No programa deste ano, o novo design torna mais fácil localizar as abas de declaração nos campos bens, direitos, rendimentos etc.
 
Outra mudança foi realizada na declaração de bens. A partir deste ano, o contribuinte terá que informar detalhes dos bens declarados, tais como data de aquisição, área do imóvel e inscrição no IPTU. "Também é obrigatório, a partir deste ano, a apresentação de CPF para dependentes maiores de 8 anos", informa Nunes.
 
Também mudou a alíquota efetiva do Imposto de Renda, que é área onde o programa mostra a relação entre o imposto devido e o total de rendimentos tributáveis. A recuperação dos nomes diretamente pelo sistema também ficou mais fácil. Este ano o programa vai importar automaticamente os nomes de declarações anteriores ou de outros campos. "Além disso, este ano haverá apenas um programa para declaração e transmissão. Acabou o Receitanet", diz Nunes.
 
Certificado digital
 
Para que o contribuinte não se perca em tantos detalhes, Nunes recomenda o uso do eCPF (Certificado Digital Pessoa Física) para o envio da declaração. "Isso traz uma série de vantagens, como a declaração pré-preenchida com o histórico da última versão, preenchimento online no site da Receita, mais rapidez na retificação dos dados e, claro, mais segurança na transmissão", afirma Nunes.
 
Além disso, o uso do certificado digital também possibilita o acompanhamento em tempo real da declaração, desde o processo de entrega até a restituição. "Outra vantagem é a possibilidade de correção de pequenos erros no preenchimento, mesmo após o envio da declaração. Isso reduz as chances de que o contribuinte caia na malha fina", diz, lembrando ainda que o certificado garante a agilidade e a segurança das informações transmitidas.

Sobre a Valid Certificadora
 
Criada em 2011, a Valid Certificadora Digital, é uma empresa totalmente dedicada à Certificação Digital, do Grupo Valid. Localizada em São Paulo, a Valid Certificadora Digital através do seu corpo técnico e executivo, atua conjuntamente com os seus clientes e parceiros na oferta de tecnologia, consultoria, serviços e treinamento para uso e implantação da certificação digital como elemento fundamental na desmaterialização de processos e documentos.
 
Credenciada pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), a Valid é credenciada a emitir os certificados digitais ICP-Brasil, tais como e-CPF, e-CNPJ, NF-e, CT-e, SSL, todos eles essenciais à atuação profissional de pessoas físicas e jurídicas nos relacionamentos eletrônicos com empresas e instituições de todos os segmentos de mercado e esferas de governo.
 
Para conhecer mais sobre os serviços da Valid em certificação digital, assinatura digital, carimbo do tempo, certificado de atributo e desmaterialização de processos e documentos, visite: www.validcertificadora.com.br

Sobre a Valid
 
A Valid (BM&FBOVESPA: VLID3 ON) é uma empresa global com mais de 60 anos de operação e amplo portfólio de soluções tecnológicas de segurança para os mercados financeiro e bancário, de telefonia móvel, identificação de pessoas, objetos e transações, gerenciamento de dados, internet das coisas (IoT) e track & trace. Com 6 mil funcionários e um faturamento de R$ 1,7 bilhão em 2016, a Valid está presente em 16 países. A empresa possui hoje mais de 60% de market share dos documentos de identificação emitidos no Brasil, é a 5ª maior produtora de SIM Cards do mundo e está entre as 10 maiores companhias fabricantes de cartões bancários do planeta. A atuação da Valid considera as particularidades de cada região e cultura para criar soluções personalizadas e integradas para seus clientes. Para saber mais, acesse www.valid.com
 

Website: http://www.validcertificadora.com.br 

 

Fonte: Portal Segs
CLSW 105 - bl. A - salas 104 a 106 / Sudoeste - Brasília-DF - 70670-431 - (61) 3234.6282