AC Raiz da ICP-Brasil recebe selo WebTrust

AC Raiz da ICP-Brasil recebe selo WebTrust

O selo WebTrust foi desenvolvido para aumentar a confiança dos consumidores na internet como um veículo para a realização de comércio eletrônico e transações seguras
Data da publicação: 24/01/2018
O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), AC Raiz da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), iniciou o ano de 2018 recebendo o selo WebTrust. Pela primeira vez a auditoria externa realizada no ITI, pela Ernst & Young Auditores Independentes, apontou zero de “não conformidades” garantindo ao Instituto o recebimento imediato do selo.
 
O selo Webtrust atesta que a AC Raiz da ICP-Brasil está em conformidade com princípios, normas e critérios estabelecidos internacionalmente. “Pela primeira vez recebemos o resultado do relatório final da auditoria externa independente com zero de “não conformidades”. Esse é um importante marco para a ICP-Brasil, pois aponta o grau de excelência dos trabalhos que o ITI deseja empregar em suas próximas ações. Trabalhamos para que a ICP-Brasil seja uma estrutura segura e com reconhecimento nacional e internacional”, apontou o diretor-presidente do ITI, Gastão Ramos.
 
O selo WebTrust foi desenvolvido para aumentar a confiança dos consumidores na internet como um veículo para a realização de comércio eletrônico e transações seguras. Autoridades Certificadoras de todo mundo, após passarem pelo processo de auditoria, podem receber esse selo, que garante a segurança na aplicação da tecnologia de Infraestrutura de Chaves Públicas, mundialmente reconhecida por PKI (public key infrastructure).
 
Para garantir a adequação de toda Infraestrutura da ICP-Brasil aos mesmos padrões de segurança da AC Raiz, o Comitê Gestor da ICP-Brasil aprovou, em reunião realizada em 6 de julho de 2017, a Resolução nº 119 que estabelece que todas as Autoridades Certificadoras (ACs) que emitem certificados digitais para usuários finais e OCSP para certificados SSL devem obter o selo WebTrust até dezembro de 2018.
 
Segundo o diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, Waldeck Araújo Junior, o reconhecimento internacional trará uma série de benefícios para ICP-Brasil, entre eles a aceleração do processo de inserção das cadeias da ICP-Brasil nos repositórios dos maiores navegadores de internet, facilitando o uso do certificado digital.
 

Agora, o relatório da auditoria externa realizada na AC Raiz será encaminhado ao Comitê Gestor da ICP-Brasil para apreciação e aprovação. “Vamos continuar seguindo os mais rígidos padrões internacionais para que o certificado digital ICP-Brasil seja uma ferramenta segura para todo cidadão. Possibilitando que o Governo e as empresas da iniciativa privada ofertem cada vez mais serviços digitais”, finalizou Ramos. 

 

Fonte: ITI
CLSW 105 - bl. A - salas 104 a 106 / Sudoeste - Brasília-DF - 70670-431 - (61) 3234.6282