Biometrics HITech 2017 apresentou inovações tecnológicas para o mercado de biometria e de identifica

Biometrics HITech 2017 apresentou inovações tecnológicas para o mercado de biometria e de identifica

As vendas globais de soluções biométricas devem superar a marca de US$ 30 bilhões em 2021, conforme estudo da consultoria de inteligência de mercado ABI Research, dos Estados Unidos
Data da publicação: 08/09/2017
O uso de novas tecnologias em biometria e identificação humana vem crescendo mundialmente e será essencial para ampliar a oferta de serviços, proteger pessoas, driblar a desburocratização, inibir fraudes e crimes de falsificação de documentos. Para se ter uma ideia da dinâmica desse mercado, as vendas globais de soluções biométricas devem superar a marca de US$ 30 bilhões em 2021, conforme estudo da consultoria de inteligência de mercado ABI Research, dos Estados Unidos.
 
No Brasil, o setor movimentou cerca de R$ 500 milhões em 2016 e deve dobrar de tamanho até 2020, segundo projeções da Associação das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID).
 
Com foco nesse mercado aconteceu em Brasília, entre os dias 29 e 31 de agosto, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, o Biometrics HITech 2017, principal evento do País especializado em biometrias, tecnologias e técnicas de identificação humana, que trouxe as mais recentes inovações do setor e ofereceu inúmeras atividades, propiciando a troca de conhecimentos e o incentivo aos negócios.
 
O Biometrics HITech 2017 aconteceu junto com o XIV Congresso Brasileiro de Identificação e contou com a parceria FENAPPI – Federação Nacional dos Peritos Oficiais em Identificação e a ASBRAPP – Associação Brasiliense de Peritos Papiloscopistas.
 
Segundo o cofundador da Biometrics HITech (empresa idealizadora e organizadora do evento), Luciano Baptista, o evento contou com 600 congressistas que puderam conferir 31 palestras de renomados especialistas nacionais e internacionais. “Trata-se de um público bastante selecionado, composto pelas principais empresas do mercado de tecnologias biométricas e de identificação, seus executivos e especialistas, entidades e autoridades das esferas públicas e privadas, proporcionando intensa troca de conhecimentos e ambiente oportuno para realização de negócios”, afirma.
 
Ainda de acordo com Baptista, o evento contou com 18 patrocinadores, que representam as principais empresas do setor, e expositores como Aware, Gemalto, HID, Innovatrics, Montreal e NEC, que apresentaram novidades para o mercado. Um dos destaques deste ano foi a Lounge das Startups, espaço destinado às iniciativas empreendedoras em biometrias e tecnologias de identificação, que teve a participação das empresas AMIGGO, Forensics Brasil, FullFace e Veridis Biometrics.
 
Outro destaque foi a Bussiness Arena, iniciativa que colocou frente a frente, em reuniões privadas, empresas provedoras de tecnologias biométricas e de identificação com representantes dos mercados mais aderentes ao uso dessas soluções como Bancos, Cartórios, Educação, Serviços Públicos, Saúde e Seguros, Transportes e Varejo e e-Commerce.Por lá passaram: Banco do Brasil, Banco Neon, Banrisul, Caixa Econômica, INSS, Socicam, Sul América, Postal Saúde, Arpen Brasil, Universidade Católica de Brasília, entre outras.
 
Para a empresa Aware, que atuou em todas as arenas, foi uma participação muito positiva, uma vez que apresentou sua solução não somente para o setor bancário (mercado que atualmente mais utiliza a tecnologia de biometria), mas também mostrou a versatilidade da aplicação do produto em outras frentes de negócios. “As arenas são sempre muito interessantes para trazer e integrar o provedor de tecnologia com uma demanda que vem do mercado. Conseguimos mostrar nossas soluções nesses diferentes mercados, atendendo a diversas aplicações, e esperamos com isso fechar novos negócios”, destaca Fernando Li, engenheiro de negócios da Aware na América Latina.
 
Uma outra inovação que o público teve a oportunidade de fazer  foi seu check-in para ingresso ao evento – por meio do sistema de reconhecimento facial da NEC –,  com base nas informações previamente enviadas pelo smartphone do próprio visitante. Desta forma, os processos de credenciamento e entrada no local são mais práticos e ágeis, tornando-se, inclusive, um modelo de acesso a ser implantado em várias outras situações com grande público, tendo em vista sua eficiência. Já em seu estande, a NEC mostrou uma das soluções mais modernas da atualidade, muito relevante para situações de tentativas de fraude em sistemas de reconhecimento de pessoas. Trata-se da detecção de vida, que por meio desse sistema, é possível identificar se a imagem utilizada pertence a uma pessoa real, uma foto ou um vídeo, por exemplo. Os visitantes também puderam conferir uma estação de cadastramento biométrico, que é, hoje em dia, um passaporte para o mundo digital.
 
A Certibio lançou o MultiFingerID, uma solução revolucionária de autenticação por impressões digitais (feita com o uso da câmera de qualquer smartphone) que reúne segurança e conveniência aos usuários. Além disso, oferece  várias aplicações, tais como: em serviços financeiros, e-commerce, saúde privada e ensino a distância, entre outras.
 
A FullFace apresentou uma solução que determina um CPF facial para cada indivíduo, com um sistema que facilmente se integra a hardwares e softwares, facilitando processos de autenticação biométrico facial web e mobile.
 
Outra atração do evento foi a presença do Caminhão Itinerante (denominado Projeto Itinerante), que emite documentos de identificação para os cidadãos que moram muito distantes dos grandes centros. Implantando em Goiás, o projeto foi desenvolvido para funcionar em um caminhão dotado de uma estação de biometria – o Goiás Biométrico – no qual todos os dados são informatizados, desde a foto, a impressão digital do cidadão até a assinatura, de forma segura (sem fraudes), eficiente e rápida. Tem capacidade para emitir cerca de 35 mil documentos de identidade por mês. O Projeto Itinerante nasceu de uma parceria entre o Instituto de Identificação da Polícia Civil de Goiás e a Socicam, empresa nacional que presta serviços de gestão integrada de espaços públicos.
 
Sobre a Biometrics HITech:
 
Desde 2014, a Biometrics HITech é uma empresa totalmente orientada para o mercado de tecnologias de identificação humana, sobre o qual busca divulgar informações e conhecimentos, possibilitando troca de experiências, e oferecer serviços corporativos especializados para apoiar empresas, profissionais e gerar oportunidades de negócios. Sua atuação está fundamentada na realização de eventos especializados, prestação de serviços de consultoria em comunicação e marketing, produção de conteúdo e serviços digitais. Seu evento Biometrics HITech é o maior congregador de público em torno do tema.
 

 

Fonte: Informativa Mídia
CLSW 105 - bl. A - salas 104 a 106 / Sudoeste - Brasília-DF - 70670-431 - (61) 3234.6282