CSC 2017, inovação e melhorias para cidades brasileiras se tornarem mais inteligentes e conectadas

CSC 2017, inovação e melhorias para cidades brasileiras se tornarem mais inteligentes e conectadas

O evento foi criado para entender quais as características de uma cidade inteligente e conectada, quais os indicadores devem ser levados em consideração para essa análise, qual o papel do cidadão no desenvolvimento de cidades conectadas e quais as soluções no curto, médio e longo prazo
Data da publicação: 29/05/2017
As grandes e modernas cidades são, talvez, as mais importantes realizações do homem por serem responsáveis, inclusive, por grande parte de uma série de fatores que determinam o quanto a cidade é inteligente e o quanto os cidadãos são conectados com ela.
 
Para entender quais as características de uma cidade inteligente e conectada, quais os indicadores devem ser levados em consideração para essa análise, qual o papel do cidadão no desenvolvimento de cidades conectadas e quais as soluções no curto, médio e longo prazo, é que o Connected Smart Cities foi criado. “Nós, idealizadores do evento, acreditamos que uma Smart city é aquela que cresce de forma planejada por meio de análises do desenvolvimento de alguns indicadores básicos como economia, mobilidade, governo, meio ambiente, urbanismo e qualidade de vida”, explica Paula Faria, diretora executiva da Sator, empresa idealizadora e organizadora do evento.
 
A plataforma Connected Smart Cities engloba as seguintes vertentes:
 
– Ranking de Smart Cities do Brasil. A metodologia para desenvolver o ranking foi desenvolvida pela Urban Systems em parceria com a Sator, a partir do levantamento das principais publicações nacionais e internacionais sobre o tema cidades inteligentes, conectadas e sustentáveis. Com base nestes estudos, foram elencados cerca de 300 indicadores, que deram origem à seleção final de 70 que eram possíveis serem mensurados nas cidades brasileiras. A partir daí,  estes 70 indicadores foram desenvolvidos e coletados em banco de dados de organismos nacionais como Ministérios, Secretarias, Agências Reguladoras, entre outros.
 
– O Prêmio Connected Smart Cities realizado pela Sator Eventos e Neurônio em parceria com Sebrae-SP e Urban Systems, e com o apoio institucional da Anjos do Brasil, que vai reconhecer as melhores iniciativas desenvolvidas para a melhoria de cidades e busca contribuir com a visão do projeto, possibilitando a difusão de ideias entre governo, empresas e entidades. A premiação acontecerá durante o evento, e concorrerão pessoas jurídicas com sede no Brasil, que apresentem ideias de negócio que contribuam com a resolução de problemas das cidades, de maneira a torna-las mais inteligentes.
 
 
– Fórum de painéis que contará com a participação de especialistas dos eixos temáticos explorados no evento e apresentará experiências concretas de iniciativas realizadas em Smart Cities ao redor do mundo, procurando maneiras de adaptar conceitos, além de criar novos, para tornar as cidades do Brasil cada vez mais inteligentes.
 
– Expo que contará com a exibição de empresas patrocinadoras do projeto. Inspirada no conceito de uma cidade, a cenografia da expo é feita de forma a integrar os setores e público do Connected Smart Cities de maneira inovadora. Contará com empresas e organizações determinadas a disseminar seu know-how sobre as mais novas tecnologias do mercado nos diversos segmentos abordados no evento.
 
– Rodada de Negócios onde as empresas compradoras e vendedoras terão a oportunidade de estabelecer relações e fazer negócios. Os vendedores apontam as organizações com as quais gostariam de se reunir e através de um sistema de agendamento, reuniões com durações de 20 minutos são marcadas. Nelas, as organizações vendedoras apresentam suas ofertas para suprir a demanda das compradoras, proporcionando a aproximação das duas partes.
 
O Connected Smart Cities 2017, acontece nos dias 21 e 22 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, com o objetivo de debater iniciativas para tornar as nossas cidades mais inteligentes e conectadas. “Por meio do intercâmbio de informações, unimos empresas de serviços e tecnologia de ponta, especialistas, prefeituras e pessoas engajadas com a otimização das cidades do Brasil, buscando inspiração em soluções implantadas nas cidades mais inteligentes do mundo”, completa Paula.
 
Data: 21 e 22 de junho
Horário exposição: 9h às 19h
Horário fórum: 9h às 18h
Local: Centro de Convenções Frei Caneca – R. Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo
 

 

Fonte: Connected Samrt Cities
CLSW 105 - bl. A - salas 104 a 106 / Sudoeste - Brasília-DF - 70670-431 - (61) 3234.6282