Diretor-Presidente do ITI abre V Seminário Nacional de Certificação Digital

Diretor-Presidente do ITI abre V Seminário Nacional de Certificação Digital

Em seu discurso, Ramos falou sobre os desafios encontrados e salientou que fará uma gestão totalmente voltada para área finalística da ICP-Brasil
Data da publicação: 26/05/2017
Na tarde do dia 24 de maio, o diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Gastão Ramos, abriu o V Seminário Nacional de Certificação Digital, realizado em São Paulo. Ramos aproveitou o espaço e o grande público presente para falar das metas de sua gestão para Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Durante o dia ainda foram apresentados cases que fazem uso da certificação e os números da Infraestrutura.
 
Em seu discurso, Ramos falou sobre os desafios encontrados e salientou que fará uma gestão totalmente voltada para área finalística da ICP-Brasil. Além disso, informou que todos os projetos que já estão em andamento serão continuados, mantendo a ICP-Brasil voltada para inovação e tudo isso com celeridade. “Queremos possibilitar um rápido e constante crescimento para ICP-Brasil”, afirmou Ramos. A fala completa do diretor-presidente do ITI pode ser vista em nosso canal no Youtube.
 
Seguindo as apresentações do dia, o diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, Waldeck Araujo Jr, mostrou os números da ICP-Brasil. O crescimento nas emissões de certificados, o número de entidades que fazem parte da Infraestrutura, entre outros dados. As metas para possibilitar o crescimento da ICP-Brasil também foram apresentadas. “Desejamos trabalhar em parceria com as entidades da ICP-Brasil para possibilitar o crescimento do uso da certificação digital principalmente entre as pessoas físicas, um mercado que ainda precisamos conquistar”, afirmou Araujo.
 
O uso do certificado digital ICP-Brasil para liberação de crédito para empresas em São Paulo foi o tema apresentado pelo Superintendente de Produtos da Agência de Desenvolvimento Paulista - Desenvolve SP, Gilberto Fioravante, que destacou a importância da certificação digital para realização desse projeto. “Liberamos crédito para diversas empresas sem a necessidade de conhecer o empresário presencialmente, todo processo é feito por meio da internet. A segurança e autenticidade dos processos são garantidas pelo certificado digital. Não tivemos até hoje nenhum caso de fraude no programa, que é um grande sucesso”.
 
Encerrando o dia de apresentações, o sócio-fundador da empresa Medicina Direta, Tiago Delgado, falou sobre a importância da certificação para a modernização do setor médico no Brasil. Segundo Delgado, o uso do certificado digital é essencial para diminuir o número de erros médicos e proteger o prontuário dos pacientes. Além disso, o palestrante destacou a boa adesão dos médicos. “Todos os médicos que aderiram ao uso do certificado ficaram bastante satisfeitos. Fizemos uma pesquisa com eles e o resultado foi muito positivo. Todos os médicos que utilizam certificação digital estão satisfeitos e dizem que não abrem mão da ferramenta”.
 
Acesse as apresentações utilizadas durante o Seminário:
 
 
Fonte: ITI
CLSW 105 - bl. A - salas 104 a 106 / Sudoeste - Brasília-DF - 70670-431 - (61) 3234.6282