Processos de identificação criminal no Brasil em modernização com solução biométrica da Vision-Box™

Processos de identificação criminal no Brasil em modernização com solução biométrica da Vision-Box™

O Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso está realizando um Piloto utilizando uma solução de cadastramento biométrico para melhorar os processos de identificação criminal nas audiências de custódia
Data da publicação: 09/08/2016
 
 
 
 
 
No Brasil, quando um cidadão é detido por cometer um crime em flagrante, este é levado para uma audiência de custódia. O processo inovador, lançado em 2015 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), garante uma rápida apresentação do indivíduo a um juíz, geralmente em menos de 24 horas. 
 
No extenso processo de avaliação que antecede a audiência, a identidade da pessoa é usalmente verificada de acordo com procedimentos manuais. O Estado de Mato Grosso quis modernizar o sistema e recorreu recentemente à Vision-Box™ para providenciar uma solução integrada de cadastramento biográfico e biométrico.
 
A solução de cadastramento e verificação vb e-pass™ portable é uma solução portátil integrada de fácil utilização que faz o cadastramento biográfico e biométrico em tempo real. Através desse coletor, os Papiloscopistas da Perícia Oficial de Identificação Técnica (POLITEC) capturam a foto facial e de perfil, assinatura digital e as impressões digitais dos presos em flagrantes, bem como toda a informação biográfica que consta na Carteira de Identidade. Para além disso, são tiradas fotos adicionais que permitem associar ao processo marcas corporais específicas como tatuagens ou cicatrizes.
 
Toda essa informação é compilada em um só perfil que fica associado ao preso, sendo que os dados capturados são enviados para subsidiar as Audiências de Custódia e também para a base de dados criminal a nível Estadual e Federal. 
 
Desde que o piloto foi implantado, centenas de identificações foram completadas através da solução tecnológica. O processo se tornou mais seguro, eliminando discrepâncias de dados na identificação de suspeitos e garantindo a harmonização e melhoria dos processos de cadastramento.
 
Após ter a sua identidade verificada, é ainda realizado um exame completo por um médico legista e há um acompanhamento por uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo e técnico de enfermagem.
 
Segundo Aílton Machado, Diretor Metropolitano de Identificação Técnica da POLITEC, a parceria visa modernizar os processos de identificação e garantir uma prestação de serviço ágil e eficaz a Justiça. A ideia do piloto foi dos Papiloscopistas da área criminal que ajudaram a desenvolver a solução juntamente com a Vision-Box™ Brasil de forma a construir um sistema que pudesse ser socializado com outros Estados do Brasil, garantindo a captura dos dados biograficos para uma verificação de autenticidade do individuo.
 
A facilidade de utilização da solução é garantida por uma plataforma de front-end integrada e autônoma - vb e-pass™ - que permite ao operador a introdução e visualização de dados biográficos e a coleta dos dados biométricos de forma automatizada. O software, customizado especificamente para responder aos desafios deste projeto, garante que a coleta e o processamento de dados biométricos são realizados em conformidade com os padrões internacionais ICAO e NIST, tal como todas as soluções que a Vision-Box™ desenvolve. 
 
Leidivino Natal da Silva, Country Director da Vision-Box™ Brasil refere que “essa solução vem revolucionar os processos de identificação dos cidadãos no sistema de Justiça brasileiro. A Vision-Box™ está colaborando diretamente com órgãos oficiais de Justiça para garantir a veracidade de informações que ficam guardados nas bases de dados oficiais. Por um lado, permite às autoridades tomar ações com a total confiança na qualidade de informação. Por outro, é tranquilizante para a sociedade saber que sua identidade está protegida no sistema de justiça e que esse sistema realmente está julgando criminosos.”
 
Sobre a Vision-Box
 
A Vision-Box é o provedor líder de soluções de experiência do passageiro de ponta a ponta, incluindo controle de fronteira automatizado e soluções de identidade eletrônica, que utilizam normas ICAO. Desde a implantação do primeiro eGate com reconhecimento facial no mundo, Vision-Box vem oferecendo aeroportos, controle de fronteiras e as companhias aéreas com soluções baseadas em biométrias personalizadas de ponta a ponta, que melhoram a experiência do passageiro e, através de um modular e robusta plataforma de TI, criada sob os princípios da privacidade desde a sua concepção, facilitando o controle centralizado, orquestração e otimização de todas as operações relativas à gestão do fluxo de passageiros, agregando, assim, soluções complexas, de segurança crítica de Gerenciamento de Identidade e controle de Fronteiras em uma única camada abrangente, global e aberta. 
 
Vision-Box já implantou mais de 1.000 soluções de controle de fronteira automatizados e soluções de experiência do passageiro em 70 aeroportos internacionais e opera mais de 3.000 sistemas de identidade eletrônica nos cinco continentes do Mundo. www.vision-box.com
 
Fonte: Vision-Box
CLSW 105 - bl. A - salas 104 a 106 / Sudoeste - Brasília-DF - 70670-431 - (61) 3234.6282