Cases locais são destaques no 13º CertForum – etapa Belo Horizonte

Cases locais são destaques no 13º CertForum – etapa Belo Horizonte

O Fórum apresentou cases de sucesso do estado de Minas Gerais e debateu o desenvolvimento da certificação digital no padrão– ICP-Brasil
Data da publicação: 18/06/2015
Belo Horizonte/MG recebeu hoje (18/6) o mais importante evento sobre certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil. A primeira etapa do 13º CertForum - Fórum de Certificação Digital foi realizada no auditório do edifício sede do Sesc, no centro da capital mineira e destacou o uso do certificado digital nas aplicações desenvolvidas no estado de Minas Gerais.
 
A abertura do fórum ficou a cargo do Diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, Pedro Paulo Lemos. O Diretor falou sobre o crescimento da ICP-Brasil e ressaltou a importância da Infraestrutura para diversos setores da economia brasileira, além de apresentar os números da certificação em Minas Gerais que atualmente conta com duas Autoridades de Certificadoras – ACs e trinta e duas Autoridades de Registros – ARs.
 
Em seguida a Coordenadora do Programa Minas Digital da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/MG, Andréa Vasconcellos, falou sobre o programa e sua missão em incluir o advogado mineiro no processo judicial eletrônico – PJe. Segundo a Coordenadora a expectativa é de que até o final deste ano 50 mil advogados sejam capacitados para atuar no PJe.
 
Os benefícios da assinatura digital de contratos foram evidenciados na apresentação de Guilherme Silva Freitas, Advogado e Coordenador da equipe de contratos do departamento jurídico da Fiat Brasil. Segundo Freitas, com o uso do portal de assinaturas, contratos que levavam até 100 dias para serem assinados por todos signatários, passaram a ser assinados em até 3 dias.
 
Mais três painéis foram apresentados no evento. A Superintendente de Certificação Digital da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge, Jacira Xavier, falou sobre os 10 anos de experiência da Companhia no setor de certificação digital. Apresentou algumas aplicações como o projeto do estado “Governo sem papel” que visa promover a desburocratização por meio da impressão consciente e da substituição da utilização de documentos físicos por eletrônicos.
 
O Verificador de Conformidade do Padrão de Assinatura da ICP-Brasil foi apresentado pelo Coordenador-Geral de Normalização e Pesquisa do ITI, Wilson Hirata e, finalizando a programação, o Gerente de Análise e Certificação de Atos Empresariais da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais - JUCEMG, Vinícius Barbosa Mourão, apresentou o case da entidade, “Contrato Social Digital” que foi implantado efetivamente em 2014.
 
O fórum foi realizado pelo ITI e a organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital – ABRID. A etapa de Belo Horizonte contou com o patrocínio das empresas do ramo da certificação digital, Certisign, SOLUTI e VALID Certificadora Digital.
 
Em setembro, nos dias 23 e 24, acontecerá a etapa nacional do CertForum em Brasília/DF.

Confira a galeria de fotos. 

 

Fonte: Ascom ABRID com informações do ITI
CLSW 105 - bl. A - salas 104 a 106 / Sudoeste - Brasília-DF - 70670-431 - (61) 3234.6282