Indra prepara o aeroporto ucraniano de Donetsk para a Eurocopa 2012

A companhia modernizará o centro de controle que apóia as operações de aproximação ao aeroporto por 4 milhões de euros.
Data da publicação: 12/10/2010

A companhia modernizará o centro de controle que apóia as operações de aproximação ao aeroporto por 4 milhões de euros. A Polônia, que divide com a Ucrânia a organização do campeonato, já gerencia a maior parte do seu céu com tecnologia da Indra

A Indra, multinacional de TI número 1 na Espanha e uma das principais da Europa e da América Latina, modernizará o centro de controle que presta serviço ao aeroporto de Donetsk, uma das cidades que acolherá na Ucrânia as partidas da Eurocopa 2012. O importe deste projeto é superior a 4 milhões de euros e a sua execução se estenderá até meados de 2011.

A companhia implantará neste centro, que respalda as operações de aproximação ao aeroporto, seu sistema de gestão de tráfego aéreo automatizado Aircon 2100. Esta solução permitirá gerenciar o grande volume de vôos que receberá durante o acontecimento esportivo internacional.

O sistema da Indra propiciará aos controladores uma visão global dos movimentos que procedem em seu espaço aéreo. A solução reúne a informação proveniente de diferentes fontes, tais como radares, planos de vôo ou sistemas de metereologia. Além de automatizar um bom número de tarefas, a solução consegue detectar com antecedência possíveis conflitos entre aeronaves.

Este novo contrato reforça a posição da companhia na Ucrânia e sua relação com o UkSATSE, provedor de navegação aérea deste país. A Indra se encarregou de colocar em marcha o centro de controle de Dnepropetrovsk que organiza o tráfego aéreo do leste da Ucrânia. Além disso, colocou em operação os radares secundários monopulsos em Simferopol y Dnepropetrovsk.

Também forneceu ao aeroporto de Donetsk um sistema de vigilância de superfície (Surface Movement Radar). Este avançado sistema permite a utilização do aeroporto em condições metereológicas de muito baixa visibilidade, já que detecta a presença de aeronaves e veículos nas pistas com uma exatidão de metros.


O céu da Polônia nas mãos da Indra

A organização da Eurocopa será compartilhada por dois países: Ucrânia e Polônia. Neste segundo país, a maior parte do céu é gerenciado com tecnologia da Indra.

Em 2005, a companhia fechou um contrato para implantar um sistema unificado de gestão de tráfego aéreo que incorpora os sistemas mais avançados de vigilância do espaço aéreo e de gestão automatizada do tráfego. Destaca dentro deste projeto denominado Pegasus 21 a implantação do centro de controle de Varsóvia, um dos maiores do continente europeu.

O leste europeu é um dos mercados estratégicos da Indra pelo forte crescimento que vem experimentando sua economia nos últimos anos. Nesta região a companhia vem trabalhando na modernização das infraestruturas de gestão do tráfego aéreo na Lituânia, Rússia, Bósnia e Herzegovina, Ucrânia e Macedônia. Além disso, vem desenvolvendo projetos de TI em outros setores na Eslováquia, Hungria, Moldávia e Romênia.

Indra

A Indra é uma das principais multinacionais de Tecnologia da Informação da Europa e América Latina. É a primeira companhia européia de seu setor em investimentos em P&D e é também a segunda empresa espanhola que mais investe em P&D em valor absoluto. Com vendas de 2.513 milhões de euros em 2009, sua atividade internacional representou cerca de 40%. Conta com mais de 29.000 profissionais e com clientes em mais de 100 países.

Indra no Brasil

A Indra está presente no Brasil desde 1996, conseguindo ao longo destes anos, uma sólida posição nos mercados de administração pública, telecomunicações e indústria e consumo.

A companhia se destaca no país pela sua experiência no mercado de energia e utilities, onde a multinacional tem se posicionado como referência, apontando o crescimento de seus profissionais e tecnologia de ponta. No Brasil possui uma ampla cobertura no território nacional, somando mais de 40 clientes.

http://www.tinews.com.br/news/2010/08/25/indra-prepara-o-aeroporto-ucraniano-de-donetsk-para-a-eurocopa-2012/

 

Fonte: www.tinews.com.br
CLSW 105 - bl. A - salas 104 a 106 / Sudoeste - Brasília-DF - 70670-431 - (61) 3234.6282