Artigo

Julio Cosentino

VP da Certisign e Presidente da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD)
É importante esse tipo de evento, que mescla experiências de representantes dos setores público e privado e uma grande diversidade de temas que tratam da certificação digital no padrão da ICP-Brasil
Data: 22/06/2018
 
Muitos Temas relevantes serão levados ao CertForum
 
Dentro de poucos dias acontece o maior evento da Certificação Digital no Brasil, o CertForum, que neste ano terá a sua 16ª edição. Nós, da Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), de forma institucional e por meio de nossos associados, sempre apoiamos a sua realização. A cada versão, o CertForum traz inovações, coloca assuntos relevantes em discussão e reforça ainda mais o nosso segmento como infraestrutura básica que ajuda nos avanços da economia do nosso País.
 
É importante esse tipo de evento, que mescla experiências de representantes dos setores público e privado e uma grande diversidade de temas que tratam da certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. Isso sem contar as muitas interfaces que se realizam nas discussões e encontros paralelos proporcionados pelo CertForum.
 
O que acho mais relevante, neste momento, é o crescente interesse de outros públicos a cada edição. Como a Certificação Digital tem apresentado novos usos todos os anos, ampliando sempre seu leque de utilizações, a cada edição novos públicos acabam sendo agregados. Por meio de inscrições gratuitas, feitas a partir do site oficial do evento (http://certforum.iti.gov.br/2018/), é possível a todos o acesso a interessantes discussões que avaliam os avanços e as inúmeras perspectivas que a Certificação Digital pode proporcionar a vários segmentos.
 
Nesta versão, por exemplo, haverá palestras e discussões sobre o uso no campo educacional, por meio de diplomas e acervos acadêmicos digitais; no campo da saúde, através dos prontuários eletrônicos; a utilização em compras do governo e concorrências públicas; a Certificação Digital associada ao uso cada vez maior nas interfaces com o cidadão, no caso dos serviços públicos, e até o uso em bombas de gasolina. São sempre experiências muito ricas e que indicam o caminho de tornar o Certificado Digital cada vez mais simples e acessível a todas as empresas e pessoas.
 
O CertForum é também uma oportunidade de o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) apresentar suas diretrizes e números atuais e minuciosos sobre o setor. É, portanto, quase uma obrigação nossa, como responsáveis – através de nossas associadas – por cerca de 90% do setor, apoiar, estimular e divulgar ao máximo o CertForum. Organizado pelo ITI e Abrid, o evento será realizado entre os dias 3 e 5 de julho, em Brasília. Sem dúvida é o fórum mais importante do nosso segmento.
 
É preciso que se diga também que o certificado digital ICP-Brasil é uma ferramenta que garante praticidade e segurança às transações feitas via internet, o que reveste o CertForum de relevância inquestionável. Neste ano, além das empresas, muitas entidades já confirmaram presença, entre as quais Ministério da Educação, o Ministério do Planejamento e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI.
 
Estarão presentes também o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto para compartilhar sua experiência, assim como a Federação Brasileira dos Bancos e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 
CLSW 105 - bl. A - salas 104 a 106 / Sudoeste - Brasília-DF - 70670-431 - (61) 3234.6282